. O homem corpóreo e mundano diz em seu coração: “Se eu não for instruído a respeito da fé e das coisas que pertencem à fé, por meio dos sentidos para que eu veja, ou pelos conhecimentos para que eu entenda, não crerei”; e confirma-se em que as coisas naturais não podem ser contrárias às espirituais. Por isso, quer instruir-se pelos sentidos a respeito das coisas celestes e Divinas, o que, todavia, é tão impossível quanto um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Quanto mais ele deseja saber por esse meio, mais se cega, até o ponto de não crer em mais nada, nem mesmo que exista algum espiritual ou a vida eterna. Isto vem do princípio que ele adotou. É isto que é ‘comer da árvore da ciência do bem e do mal’; quanto mais ele come dessa árvore, mais fica morto. Aquele, todavia, que não quer saber pelo mundo mas pelo Senhor, esse diz em seu coração que se deve crer no Senhor, isto é, nas coisas que o Senhor falou na Palavra porque são verdades, e, por este princípio, ele pensa. Ele se confirma pelas coisas racionais, científicas, sensuais e naturais, e as que não são confirmatórias, ele as separa.