. Visto que a caridade é o amor para com o próximo, também se dirá o que é o próximo. O próximo, no sentido natural, é o homem no coletivo e no individual. O homem no coletivo é a igreja, a pátria e a sociedade; e o homem no individual é o concidadão que, na Palavra, se chama "irmão" e "amigo". Mas, no sentido espiritual, o próximo é o bem. E como o uso é o bem, o próximo, no sentido espiritual, é o uso. Que o uso seja o próximo espiritual, qualquer um o reconhece, pois quem ama o homem somente quanto à pessoa? Mas ama-o pelo que está nele, pelo que é, assim, por sua qualidade, pois que ela é o homem. Essa qualidade que é amada é o uso e se chama bem; assim, esse é o próximo. Visto que a Palavra é espiritual em seu seio, conseqüentemente isso é amar o próximo no seu sentido espiritual.