. Mas uma coisa é amar o próximo pelo bem ou uso nele para consigo e outra coisa é amar o próximo pelo bem ou uso em si, para com o próximo. O mau também pode amar o próximo pelo bem ou uso nele para consigo, mas somente o bom pode amar o próximo pelo bem ou uso em si, para com o próximo, pois esse ama o bem pelo bem ou ama o uso pela afeição do uso. A diferença entre um e outro é descrita pelo Senhor em Mateus (cap. 5:42-47 e seq.). Muitos dizem: "Amo aquele porque me ama e me faz bem", todavia, amá-lo somente por causa de si não é amá-lo interiormente a não ser que esteja no bem e, por este, ame o seu bem. Este está na caridade, mas aquele está na amizade, que não é caridade. Aquele que pela caridade ama o próximo conjunta-se com o seu bem e não com a pessoa, a não ser o quanto e enquanto está no bem. Esse é espiritual e ama espiritualmente o próximo. Mas quem ama o outro somente pela amizade conjunta-se com a pessoa e, então, com o seu mal ao mesmo tempo. Esse, depois da morte, dificilmente pode ser separado da pessoa que está no mal, mas o outro o pode. A caridade faz isso por meio da fé, que é a verdade. E o homem que está na caridade examina pela verdade, vê o que deve ser amado e, amando e beneficiando, tem em vista a qualidade do uso do outro.
Download
Versão Impressa
Para estudo mais confortável, adquira esta obra em formato impresso.