. O amor ao Senhor é propriamente o amor, e o amor para com o próximo é a caridade. No homem, não existe amor ao Senhor senão na caridade; é nela que o Senhor se conjunta ao homem. Como a fé em sua essência é a caridade, segue-se que ninguém pode ter a fé no Senhor se não estiver na caridade; por esta há a conjunção por meio da fé: pela caridade, conjunção do Senhor com o homem e, pela fé, conjunção do homem com o Senhor. Que a conjunção seja recíproca, veja-se na Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém (n. 102-107).